Alimentação saudável

10 comidas que geram picos de glicose no sangue

Publicado em:

14/4/2023

Atualizado em:
9/2/2024
dez alimentos que geram pico de glicose no sangue

Se você está em busca de uma alimentação mais saudável ou tem diabetes, é importante que você conheça os alimentos e produtos alimentícios que podem causar picos de glicose no seu sangue.

A glicose é a principal fonte de energia do corpo, mas o excesso dela na corrente sanguínea pode causar problemas de saúde. Confira neste artigo os 10 produtos alimentícios que devemos evitar para não geram picos de glicose no sangue.

10 alimentos que geram picos de glicose no sangue:

1. Refrigerante

O refrigerante é uma bebida com alto teor de açúcar. Uma lata de refrigerante contém cerca de 40 gramas de açúcar, o que eleva rapidamente o nível de glicose no sangue (também chamado de glicemia). Além disso, o consumo frequente de refrigerante está associado ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

2. Doces e Sobremesas

Doces e sobremesas ricas em açúcar são conhecidos por causar picos de glicose no sangue. Evite consumir bolos, tortas, sorvetes e outros doces em excesso, pois eles contêm grandes quantidades de açúcar e poucos nutrientes. O que reduz o pico glicêmico após o consumo desses alimentos é ingerir proteínas e/ou fibras antes de ingerir doces e sobremesas.

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3. Pão branco

O pão branco é feito com farinha refinada, que é rapidamente digerida pelo organismo. Quando o pão é digerido, ele se transforma em açúcar (glicose) e eleva a sua glicemia. Substitua o pão branco por pães integrais, que contêm mais fibras (elas ajudam a reduzir o pico glicêmico).

4. Batata frita

A batata frita é um alimento rico em carboidratos e gorduras saturadas. Quando consumida em excesso, pode levar ao rápido aumento do nível de glicose no sangue. Além disso, a batata frita contém acrilamida, uma substância prejudicial à saúde.

5. Arroz branco

Assim como o pão branco, o arroz branco não contém fibras e por isso eleva rapidamente os níveis de glicose no sangue. O arroz integral é uma opção melhor nesse aspecto, pois contém mais fibras e nutrientes.

6. Macarrão

Macarrão

O macarrão é um alimento rico em carboidratos e pode causar picos de glicose no sangue quando consumido em excesso. Substitua o macarrão tradicional por opções integrais ou de legumes, que são mais nutritivas e têm um índice glicêmico mais baixo.

7. Bebidas alcoólicas

Copo de cerveja

As bebidas alcoólicas contêm açúcar e outros carboidratos, que são responsáveis por aumentar os níveis de glicose no sangue. Além disso, o álcool pode interferir na capacidade do corpo de regular a glicemia. Por isso, evite o consumo de bebidas alcoólicas.

8. Frutas secas

tamara

As frutas secas são ricas em açúcar (frutose e glicose) que ao passarem pelo processo de desidratação '’concentram'’ o teor de carboidrato e por isso se tornam alimentos de alto índice glicêmico.

9. Mel

Mel

O mel é um adoçante natural, é um tipo de açúcar e por isso eleva os níveis de glicose no sangue. Para o seu corpo, ele é metabolizado como açúcar.

10. Suco de fruta

Suco de frutas

O suco de fruta contém açúcar (frutose) e é baixo em fibras, por isso é responsável por picos glicêmicos. É melhor consumir frutas inteiras em vez de suco, pois as frutas inteiras contêm fibras, que ajudam a regular a absorção de açúcar pelo organismo. Além de promoverem maior saciedade.

Agora que você já sabe quais alimentos podem elevar a sua glicemia, você pode decidir por incluir opções mais saudáveis e equilibradas em sua alimentação. Ter o acompanhamento de um time de saúde para montar um plano alimentar adequado para as suas necessidades e orientar como equilibrar as suas escolhas é essencial para a construção de hábitos saudáveis. Lembre-se sempre de que uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do seu metabolismo e para prevenir doenças relacionadas ao excesso de glicose no sangue. Cuide da sua saúde!

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