Alimentação saudável

5 queijos que você deve evitar

Publicado em:

17/1/2024

Atualizado em:
17/1/2024
Tipos de queijo

Evitar certos tipos de queijo depende das suas preocupações dietéticas pessoais, objetivos de saúde e possíveis intolerâncias ou alergias. Aqui estão cinco tipos de queijo que algumas pessoas podem optar por evitar e os motivos para isso:

1. Queijos Ricos em Gordura Saturada:

Exemplos incluem queijos como o cheddar, brie e queijo creme. Esses queijos são ricos em gordura saturada e calorias, o que pode ser motivo de preocupação para pessoas que monitoram a ingestão de gordura por causa do colesterol alto ou de objetivos de perda de peso.

2. Queijos Processados:

Estes incluem fatias de queijo "tipo" americano e outros produtos que muitas vezes são ricos em aditivos, conservantes e sódio. Esses tipos de queijo têm menos benefícios nutricionais do que queijos naturais e podem contribuir para uma ingestão excessiva de sódio.

3. Queijos com Alto Teor de Lactose:

Queijos frescos como ricota, cottage e cream cheese têm mais lactose, o que pode ser problemático para pessoas com intolerância à lactose.

4. Queijos com Alto Teor de Sódio:

Queijos como o feta e os queijos azuis têm um teor de sal naturalmente alto, o que pode não ser apropriado para pessoas com hipertensão arterial, doença cardíaca ou aquelas que precisam monitorar sua ingestão de sódio por outros motivos de saúde.

5. Queijos Feitos com Leite Não Pasteurizado:

Queijos moles feitos com leite não pasteurizado podem conter bactérias nocivas e são especialmente arriscados para mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Dicas para Escolher Queijos Mais Saudáveis:

Verifique Rótulos: Escolha queijos com baixo teor de gordura e sódio e sem aditivos artificiais.

Procure Versões Light: Muitos queijos populares estão disponíveis em versões com menos gordura e menos sódio.

Porções Controladas: Se você optar por comer queijos mais ricos, faça-o com moderação, prestando atenção ao tamanho da porção.

Queijos Naturais e Artigosanais: Opte por queijos que são menos processados para evitar aditivos desnecessários.

Alternativas de Queijo: Explore queijos veganos ou alternativas à base de plantas se você tem alergia ao leite, intolerância à lactose, está seguindo uma dieta baseada em vegetais ou simplesmente quer experimentar opções com menor impacto ambiental.

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Conclusão:

Quando se trata de queijos e outros produtos lácteos, a melhor escolha dependerá de suas metas de saúde pessoais, restrições alimentares e preferências de sabor. Consumir uma grande variedade de alimentos, equilibrando a ingestão de nutrientes e controlando porções, é uma abordagem geral para uma alimentação saudável. Consultar um nutricionista pode fornecer orientações personalizadas para ajudar a fazer escolhas de queijo que se alinhem com suas necessidades nutricionais específicas.

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Artigo em revisão médica
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