Saúde

A importância de tomar café da manhã

Publicado em:

3/1/2024

Atualizado em:
3/1/2024
A importância de tomar café da manhã

O café da manhã é frequentemente considerado como a refeição mais importante do dia, uma vez que ele quebra o jejum noturno e repõe as reservas de energia para iniciar as atividades diárias. Vários estudos sugerem que fazer o café da manhã pode beneficiar a saúde e o bem-estar de várias maneiras:

Reabastece as Energias

  • Durante o sono, o corpo continua a consumir glicose para manter as funções vitais e o metabolismo. O café da manhã reabastece os níveis de glicose e fornece energia para o corpo e o cérebro.

Melhora o Metabolismo

  • Comer pela manhã pode dar início ao metabolismo, levando a um melhor uso da energia durante todo o dia e, possivelmente, contribuindo para a manutenção do peso.

Fornece Nutrientes Importantes

  • Um café da manhã saudável pode ser uma boa oportunidade para consumir nutrientes importantes, como fibras, vitaminas, minerais e proteínas.

Apoia a Concentração e o Desempenho

  • Comer pela manhã é associado a uma melhor atenção, concentração e desempenho cognitivo, tanto em crianças quanto em adultos.

Ajuda no Controle de Peso

  • Alguns estudos sugerem que pessoas que comem café da manhã regularmente são menos propensas ao sobrepeso e à obesidade, embora os resultados das pesquisas variem.

Pode Diminuir o Risco de Doenças

  • Pular o café da manhã tem sido associado a um risco aumentado de várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Ajuda a Regular o Apetite

  • Comer pela manhã influencia os hormônios reguladores da fome, o que pode reduzir a fome e evitar lanches excessivos ou consumo exagerado de alimentos mais tarde no dia.

É importante ressaltar que a qualidade do café da manhã é crucial. Escolher alimentos ricos em nutrientes como frutas frescas, cereais integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura é mais benéfico do que opções ricas em açúcares refinados e calorias vazias.

Consideração Individual

O hábito do café da manhã e a resposta do corpo a ele podem ser muito individuais. Alguns estudos sugerem que a ausência do café da manhã em algumas pessoas não tem efeitos negativos perceptíveis na ingestão total de calorias ou na saúde metabólica. Portanto, é importante ouvir o próprio corpo e, se necessário, discutir opções com um nutricionista para encontrar um plano que se adapte bem às necessidades individuais.

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Conclusão

Embora haja inúmeros benefícios associados ao consumo do café da manhã, é também uma escolha pessoal. Se optar por fazer esta refeição, concentre-se na qualidade e na inclusão de uma variedade de alimentos saudáveis.

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Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
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