Saúde

Caso clínico: conheça a jornada de um cliente Liti

Publicado em:

20/4/2023

Atualizado em:
5/7/2023
Uma das coisas que nos inspira aqui na Liti, é compartilhar as histórias dos nossos pacientes e o que os motivou a buscar essa mudança de estilo de vida. E hoje vamos contar a história do Enzo Dulius. Desde o começo o paciente deixou claro que estava ciente de que seria uma longa jornada pela frente. Amante de futebol agitado, com um grande desafio nas mãos: tornar sua logística alimentar mais fluída, algo que nunca havia conseguido antes. Acordando relativamente cedo e dormindo na madrugada, quando conseguia tempo para seu segundo emprego, seu corpo não tinha tempo suficiente para se recuperar adequadamente após o exercício. No entanto, seu objetivo final de aumentar progressivamente sua massa muscular permanecia intacto.Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e comer melhor, entrou na Liti sabendo que precisava rever seus hábitos alimentares. Ele pulava o café da manhã e a primeira refeição era o almoço, quando tinha mais tempo livre, ou aos finais de semanas comia uma fruta, geralmente banana ou maçã, danone sabor mel, sucrilhos e ovo de vez em quando. Como trabalhava em dupla jornada de trabalho, não encontrava tempo para cozinhar e comia marmitas prontas, sem pesar as quantidades dos alimentos, encomendava pratos que variavam entre as opções de feijão tropeiro, massa, arroz, frango, salada cozida e alface.Gosta de academia, mas pela correia vivia de jejum após a primeira jornada de trabalho. Após o treino, o jantar era a comida que sobrava do almoço ou delivery ou marmitas congeladas.‍No final de semana varia muito, gosta de churrasco, estrogonofe e pizza. Eventualmente consome bebida alcoólica em eventos sociais. Treina todo dia, acha muito importante o momento de treinar, é quando ele sai de casa. Fim de semana costuma acordar quando a academia já está fechada, por isso ama correr aos sábado e domingo.‍Relata ter sono ruim, trabalha durante 10h e 19h, dorme até às 3h da manhã.Tem dificuldade para iniciar o sono, cerca de 1h. Sugerimos sempre ir reduzindo aos poucos o horário que dorme e o horário que acorda - redução de 15 minutos por semana a hora de ir dormir.Iniciamos a creatina e palatinose.Na nossa segunda consulta não achou que o resultado foi super bom, mas acha que foi bom pelas mudanças que teve em relação às escolhas alimentares, teve também viagem para a casa dos pais e a rotina é totalmente diferente e isso impactou bem, mas manteve treino normal.Relatava não comer direito e passou a se alimentar melhor, uma primeira grande mudança!Desenvolver o hábito de comer mais vezes ao dia e comer bem funcionou para ele. Nas primeiras semanas ainda estava em fase de adaptação, e por isso optamos por manter a estratégia para o próximo mês. ‍Primeira estratégia traçada e primeiras evoluções Utilizamos a estratégia de focar em hipertrofia - ganho de massa muscular e para conseguir bater as metas nutricionais dividimos em mais refeições ao longo do dia, o que para o que ele fazia antes de entrar na Liti é uma grande mudança, além de pesar o que come.Na terceira consulta, seguiu com constância cerca de 70-80% do plano alimentar. Adaptou-se ao café da manhã, o almoço e o jantar, porém os lanches ainda eram pontos de atrito devido ao dia-a-dia corrido‍Como era a época de fim de ano e viajou no réveillon, acabou saindo o plano alimentar, aplicou alguns conceitos que aprendeu nos últimos meses como manter o aporte proteico, mas notou que para o ganho de massa muscular, as constância na alimentação e nos treinos são essenciais, pois apresentou perda de massa muscular no período.Atividade física: falamos para evitar fazer treinos longos, e exercícios aeróbicos para evitar o consumo muscular no fim do treino. Mesmo demorando mais, o aumento de carga ajudou.Sono: tem melhorado, diminuído a hora de ir dormir e acordando mais cedo comparado a quando começou com a gente. descansa sempre no domingo.‍‍Novos objetivos e acompanhando de pertoA meta para o próximo mês é fazer 80-90% do plano alimentar.Pensando em mudar de trabalho e entrar em uma empresa que o fuso horário é diferente mudaria sua rotina, sua jornada de trabalho seria entre às 13h e 22h, e nós como um time de saúde particular pensamos em como ajudá-lo com essa mudança de rotina. Mantivemos plano hipertrofiaAcompanhar de perto a evolução dos novos treinos.Hábito de cozinhar ajudou, entendendo como quantificar a comida na balança Liti Começou a tomar o hipercalórico, Passou a cuidar mais da comida e não pular lanches.Não só começar a cozinhar, mas evitar ficar muito tempo sem comer‍Avanços com a LitiGanhou muita fluidez para pensar, produtividade, bem-estar.Seu ciclo de sono melhorouPercebeu uma maior disposição e tem conseguido entregar melhor no trabalho, aumentando a produtividade. Sente estar mais confiante e consciente, faz melhores escolhas e tem se preocupado em evitar ficar muito tempo sem comer.‍NutricionalSempre muito ativo no grupo do WhatsApp, conseguimos acompanhar de perto sua evolução e dificuldades durante os dias. Dessa forma, sempre que necessário, conseguimos ajustar o planejamento, fornecer orientações médicas e sugerir mudanças alimentares de forma assíncrona.Quando retornamos para a consulta, já havia algumas mudanças em andamento, como a melhora na qualidade do sono e a organização das marmitas para o almoço e jantar. Além de ativo em seu grupo particular, ele também teve uma ótima pontuação no desafio de atividade física da comunidade Liti no WhatsApp.Mesmo quando o Carnaval se aproximou, estabelecemos meios de aproveitar a festa sem perder nossa evolução. Apenas durante um período de doença, ele passou alguns dias sem se alimentar adequadamente e notamos uma correlação com a perda de massa muscular. No entanto, ele se recuperou rapidamente e continuou progredindo em direção ao seu objetivo final.‍

Jovem gaúcho, empreendedor, entrou na Liti com o objetivo de ganhar massa muscular e melhorar a qualidade de vida, trabalha durante o dia e à noite conciliando uma jornada dupla. Mora com o irmão em Salvador.

Uma das coisas que nos inspira aqui na Liti, é compartilhar as histórias dos nossos pacientes e o que os motivou a buscar essa mudança de estilo de vida. E hoje vamos contar a história do Enzo Dulius.

Desde o começo o paciente deixou claro que estava ciente de que seria uma longa jornada pela frente. Amante de futebol agitado, com um grande desafio nas mãos: tornar sua logística alimentar mais fluída, algo que nunca havia conseguido antes. Acordando relativamente cedo e dormindo na madrugada, quando conseguia tempo para seu segundo emprego, seu corpo não tinha tempo suficiente para se recuperar adequadamente após o exercício. No entanto, seu objetivo final de aumentar progressivamente sua massa muscular permanecia intacto.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e comer melhor, entrou na Liti sabendo que precisava rever seus hábitos alimentares. Ele pulava o café da manhã e a primeira refeição era o almoço, quando tinha mais tempo livre, ou aos finais de semanas comia uma fruta, geralmente banana ou maçã, danone sabor mel, sucrilhos e ovo de vez em quando. 

Como trabalhava em dupla jornada de trabalho, não encontrava tempo para cozinhar e comia marmitas prontas, sem pesar as quantidades dos alimentos, encomendava pratos que variavam entre as opções de feijão tropeiro, massa, arroz, frango, salada cozida e alface.

Gosta de academia, mas pela correia vivia de jejum após a primeira jornada de trabalho. Após o treino, o jantar era a comida que sobrava do almoço ou delivery ou marmitas congeladas.

No final de semana varia muito, gosta de churrasco, estrogonofe e pizza. Eventualmente consome bebida alcoólica em eventos sociais. Treina todo dia, acha muito importante o momento de treinar, é quando ele sai de casa. Fim de semana costuma acordar quando a academia já está fechada, por isso ama correr aos sábado e domingo.

  • Relata ter sono ruim, trabalha durante  10h e 19h, dorme até às 3h da manhã.
  • Tem dificuldade para iniciar o sono, cerca de 1h. Sugerimos sempre ir reduzindo aos poucos o horário que dorme e o horário que acorda - redução de 15 minutos por semana a hora de ir dormir.
  • Iniciamos a creatina e palatinose.

Na nossa segunda consulta não achou que o resultado foi super bom, mas acha que foi bom pelas mudanças que teve em relação às escolhas alimentares, teve também viagem para a casa dos pais e a rotina é totalmente diferente e isso impactou bem, mas manteve treino normal.Relatava não comer direito e passou a se alimentar melhor, uma  primeira grande mudança!

Desenvolver o hábito de comer mais vezes ao dia e comer bem funcionou para ele. Nas primeiras semanas ainda estava em fase de adaptação, e por isso optamos por manter a estratégia para o próximo mês. 

Primeira estratégia traçada e primeiras evoluções 

Utilizamos a estratégia de focar em hipertrofia - ganho de massa muscular e para conseguir bater as metas nutricionais dividimos em mais refeições ao longo do dia, o que para o que ele fazia antes de entrar na Liti é uma grande mudança, além de pesar o que come.

Na terceira consulta, seguiu com constância cerca de 70-80% do plano alimentar. Adaptou-se ao café da manhã, o almoço e o jantar, porém os lanches ainda eram pontos de atrito devido ao dia-a-dia corrido

Como era a época de fim de ano e viajou no réveillon, acabou saindo o plano alimentar, aplicou alguns conceitos que aprendeu nos últimos meses como manter o aporte proteico, mas notou que para o ganho de massa muscular, as constância na alimentação e nos treinos são essenciais, pois apresentou perda de massa muscular no período.

  • Atividade física: falamos para evitar fazer treinos longos, e exercícios aeróbicos para evitar o consumo muscular no fim do treino. Mesmo demorando mais, o aumento de carga ajudou.
  • Sono: tem melhorado, diminuído a hora de ir dormir e acordando mais cedo comparado a quando começou com a gente. descansa sempre no domingo.

Novos objetivos e acompanhando de perto

A meta para o próximo mês é fazer 80-90% do plano alimentar.

Pensando em mudar de trabalho e entrar em uma empresa que o fuso horário é diferente mudaria sua rotina, sua jornada de trabalho seria entre às 13h e 22h, e nós como um time de saúde particular  pensamos em como ajudá-lo com essa mudança de rotina.  

  • Mantivemos plano hipertrofia
  • Acompanhar de perto a evolução dos novos treinos.
  • Hábito de cozinhar ajudou, entendendo como quantificar a comida na balança Liti 
  • Começou a tomar o hipercalórico, 
  • Passou a cuidar mais da comida e não pular lanches.
  • Não só começar a cozinhar, mas evitar ficar muito tempo sem comer

Avanços com a Liti

  • Ganhou muita fluidez para pensar, produtividade, bem-estar.
  • Seu ciclo de sono melhorou
  • Percebeu uma maior disposição e tem conseguido entregar melhor no trabalho, aumentando a produtividade. 
  • Sente estar mais confiante e consciente, faz melhores escolhas e tem se preocupado em evitar ficar muito tempo sem comer.

Nutricional

Sempre muito ativo no grupo do WhatsApp, conseguimos acompanhar de perto sua evolução e dificuldades durante os dias. Dessa forma, sempre que necessário, conseguimos ajustar o planejamento, fornecer orientações médicas e sugerir mudanças alimentares de forma assíncrona.

Quando retornamos para a consulta, já havia algumas mudanças em andamento, como a melhora na qualidade do sono e a organização das marmitas para o almoço e jantar. Além de ativo em seu grupo particular, ele também teve uma ótima pontuação no desafio de atividade física da comunidade Liti no WhatsApp.

Mesmo quando o Carnaval se aproximou, estabelecemos meios de aproveitar a festa sem perder nossa evolução. Apenas durante um período de doença, ele passou alguns dias sem se alimentar adequadamente e notamos uma correlação com a perda de massa muscular. No entanto, ele se recuperou rapidamente e continuou progredindo em direção ao seu objetivo final.

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