Alimentação saudável

Chá pós refeição, ajuda na digestão?

Publicado em:

16/1/2024

Atualizado em:
16/1/2024
chaleira com cha

Sim, tomar chá após as refeições pode ajudar na digestão. Alguns chás têm propriedades que podem facilitar o processo digestivo, reduzindo a sensação de inchaço, ajudando na quebra de gorduras e aliviando sintomas como gases e desconforto abdominal.

Chás Conhecidos por Favorecer a Digestão:

Chá de Hortelã-Pimenta

Tradicionalmente conhecido por suas propriedades antiespasmódicas e relaxantes para o trato gastrointestinal, podendo aliviar sintomas de indigestão e síndrome do intestino irritável.

Chá de Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e é eficaz em aliviar a náusea. Também pode estimular a digestão ao promover a rápida esvaziamento do estômago.

Chá Verde

Contém catequinas e polifenóis que podem ajudar na digestão. O chá verde também é conhecido por suas propriedades antioxidantes.

Chá de Camomila

Pode ajudar a relaxar os músculos do trato digestivo e é frequentemente usado para aliviar desconfortos leves como gases e inchaço.

Chá de Funcho

Semelhante à camomila, é usado para tratar gases e inchaço, graças às suas propriedades carminativas que ajudam a liberar gases acumulados no trato digestivo.

Chá de Dente-de-Leão

Atua como um diurético natural e pode melhorar a função hepática, auxiliando a digestão e o alívio da sensação de inchaço.

Considerações ao Tomar Chá Após as Refeições:

Temperatura: Chás muito quentes ou muito gelados podem não ser ideais após a refeição; chás mornos são frequentemente mais confortáveis.Quantidade: Não é necessário beber uma quantidade excessiva de chá; uma pequena xícara já pode proporcionar benefícios digestivos.Adição de Leite ou Açúcar: Evite adicionar açúcares ou leites em grande quantidade, já que podem anular os efeitos benéficos dos chás para a digestão.Cuidado com Certeza Ervas: Algumas ervas podem interagir com medicamentos ou condições de saúde específicas.

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Conclusão: Chás e Digestão

Tomar chá após as refeições pode ser uma prática agradável e benéfica para a digestão, desde que se escolha os tipos apropriados e se observe a tolerância individual. Ervas como a hortelã-pimenta, o gengibre e a camomila são opções populares para apoiar a saúde gastrointestinal. Entretanto, como com qualquer suplemento dietético ou fitoterápico, é importante usar com moderação e estar atento a qualquer sinal de desconforto ou reação adversa.

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Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
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