Saúde

Intolerância ao glúten: como aliviar os sintomas e quais alimentos evitar

Publicado em:

22/12/2023

Atualizado em:
2/1/2024
Sintomas da intolerância ao glúten

Se você está lutando com os sintomas incômodos da intolerância ao glúten, ajustar sua dieta e conhecer as opções disponíveis é fundamental para viver bem e se sentir melhor.

Gerenciando a Intolerância ao Glúten e Suas Restrições Alimentares

A intolerância ao glúten, também conhecida como sensibilidade ao glúten não-celíaca, pode causar sintomas como dor abdominal, inchaço, diarreia e fadiga após a ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Aqui estão maneiras de aliviar os sintomas e entender quais alimentos evitar:

1. Evite Alimentos com Glúten

O primeiro passo é eliminar da dieta alimentos que contêm glúten. Alguns dos principais alimentos a serem evitados incluem:

  • Pães e massas convencionais
  • Cereais que não são certificados como livres de glúten
  • Bolo, biscoitos e outros produtos de confeitaria
  • Alguns molhos e condimentos, como molho de soja tradicional
  • Cerveja e outras bebidas alcoólicas fermentadas a partir de grãos que contêm glúten

2. Escolha Alimentos Sem Glúten

Muitos alimentos são naturalmente livres de glúten, incluindo:

  • Frutas e vegetais frescos
  • Carne e peixe frescos (não empanados ou marinados em molhos com glúten)
  • Arroz, quinoa, milho e alternativas de massas à base destes
  • Leguminosas como feijões e lentilhas
  • Ovos e laticínios (preste atenção para possíveis aditivos com glúten)

3. Leia os Rótulos Cuidadosamente

O glúten pode estar escondido em alimentos processados sob vários nomes. Aprenda a identificar ingredientes que podem conter glúten e procure produtos que sejam certificados como sem glúten.

4. Atenção à Contaminação Cruzada

Mesmo vestígios de glúten podem causar sintomas em pessoas com forte sensibilidade. Tenha cuidado com a contaminação cruzada, usando utensílios de cozinha separados e preparando comida em áreas separadas se estiver dividindo a cozinha com alimentos que contêm glúten.

5. Suplementação Vitaminica e Mineral

Pessoas com intolerância ao glúten podem ter dificuldade em obter nutrientes suficientes, especialmente se a sua absorção intestinal for afetada. Considere suplementos vitamínicos e minerais após discutir com um profissional de saúde.

6. Experimente Alternativas ao Glúten

Há uma ampla variedade de produtos sem glúten disponíveis no mercado, desde pães e bolos até cervejas e massas.

7. Prepare Refeições em Casa

Cozinhar suas próprias refeições permite um controle total sobre os ingredientes, garantindo que sua dieta esteja livre de glúten.

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Conclusão

Viver com intolerância ao glúten exige uma conscientização detalhada sobre os alimentos e ingredientes, mas é possível gerir os sintomas evitando o glúten e descobrindo a riqueza de alimentos e substitutos que não o contém. Um diagnóstico preciso e acompanhamento com um nutricionista ou um médico pode ajudar na transição para uma dieta sem glúten e garantir que suas necessidades nutricionais sejam plenamente atendidas.

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Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
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