Bem-estar

Mudanças de Alimentação: como hábitos alimentares ajudam a emagrecer

Publicado em:

7/11/2022

Atualizado em:
7/11/2022
Comida e medidor de pressão

A mudança de hábitos alimentares, incluindo mais comida de verdade em substituição a produtos alimentícios nutricionalmente pobres, é uma das estratégias mais efetivas para o emagrecimento. Além do que uma dieta para perder gordura corporal pode proporcionar, o plano de reeducação alimentar tem a proposta de alterar de maneira permanente a forma como um indivíduo lida com a sua nutrição.

O objetivo é pensar nas propriedades dos alimentos e utilizá-los como aliados para uma saúde melhor. Nesse artigo, você vai ler:

  • A importância da alimentação saudável para quem quer perder peso
  • Mudança de hábitos alimentares x dieta para emagrecer: tem diferenças? Qual funciona melhor?
  • Quais hábitos alimentares são bons para a saúde? 
  • Mudanças de hábitos alimentares: ao longo do tempo, quais são os benefícios?
  • E muito mais!

A importância da alimentação saudável para quem quer perder peso

Um grande erro cometido por pessoas que desejam emagrecer é adotar uma alimentação pobre em nutrientes para perder peso. Porém, junto com a gordura, também acabam perdendo massa muscular, disposição e saúde, de uma forma geral. Quem não conhece alguém que, ao fazer uma dieta para emagrecer, passou a comer apenas salada e, pouco tempo depois, não resistiu a uma fritura? Pois é. Conquistar uma alimentação saudável de verdade é um processo que leva tempo e exige paciência e determinação, mas que compensa.

Alimentos saudáveis são necessários, inclusive, para que o corpo tenha a energia necessária para fazer exercícios físicos com regularidade. Movimentar o corpo é imprescindível para quem busca emagrecer, mas sem o suporte alimentar adequado, efeitos indesejados podem surgir: queda de pressão, queda da imunidade… Para perder peso de forma saudável e definitiva, tampouco se recomenda ficar sem comer ou pular refeições. O segredo está em fazer escolhas inteligentes no dia a dia, criando hábitos fáceis de seguir. O apoio de um nutrólogo ou nutricionista faz toda a diferença nesse processo, e este pode ser obtido até mesmo por meio de um app para perder peso.

Mudança de hábitos alimentares x dieta para emagrecer: tem diferenças? Qual funciona melhor?

Na tentativa de emagrecer rápido, muitas pessoas seguem dietas prontas que encontram na internet: “dieta para emagrecer 10kg em 7 dias”, “dieta para emagrecer 5 quilos em uma semana” e outras pesquisas parecidas são bem populares. Porém, sem entender como o próprio metabolismo funciona, é bem mais difícil alcançar resultados. Fazer uma dieta por conta própria também apresenta o risco de não fornecer ao corpo a quantidade de nutrientes que ele precisa para realizar suas funções estruturais, comprometendo seriamente a saúde. Sem falar que uma dieta para emagrecer genérica não leva em conta suas preferências pessoais, sua rotina, seu estado atual e seu objetivo. Sem discutir o plano alimentar com um nutrólogo ou nutricionista e ter o apoio desse tipo de profissional na avaliação dos resultados, manter a constância vai ser um desafio bem maior.

Apostar na mudança de hábitos alimentares, por outro lado, pode até ser um caminho mais longo, mas também mais suave. As substituições de comidas gordurosas e pobres em nutrientes por opções saudáveis e funcionais pode ser feita gradativamente, respeitando o tempo que o paladar precisa para se acostumar definitivamente com os novos sabores. Isso significa aprender a gostar de comer os alimentos que te fazem bem, conhecer novas formas de preparo e abrir os horizontes para novas sensações. O processo de reeducação alimentar, quando bem orientado, é prazeroso e até divertido. Comer bem não tem que ser uma penitência, mas sim uma fonte de satisfação. Com paciência, você vai chegar lá!

Quais hábitos alimentares são bons para a saúde? 

Hipócrates já dizia: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Então, por que não pensar melhor sobre o impacto daquilo que é ingerido? Para muitas pessoas, o que desencadeia o ganho de peso não é um fator genético ou hormonal: são as escolhas alimentares diárias que, ao longo dos anos, fazem com que haja acúmulo de gordura corporal. Desaprender esses hábitos ruins e incorporar práticas que tragam benefícios para a saúde física e até mental é o desafio de quem quer emagrecer com saúde. Sem falar na constância, fundamental para atingir resultados significativos. O objetivo, além de perder peso, é não voltar a ganhá-lo, certo? Veja a seguir 3 hábitos alimentares que você pode seguir a partir de agora:

Alimentação saudável dispensa ultraprocessados

Ultraprocessados são vilões na alimentação não só das pessoas que querem perder peso, mas de todos que buscam uma vida saudável. Sorvete, refrigerante, pizza congelada e temperos prontos são alguns exemplos de produtos que conquistam o paladar com facilidade, já que são fabricados com o intuito de serem viciantes, mas não alimentam o corpo com nutrientes. Farinha refinada, gordura, muito sal e muito açúcar costumam ser a fórmula para esses produtos. A praticidade que os ultraprocessados oferecem encontra barreiras quando analisamos seus impactos na saúde: não são poucos os estudos que mostram como dietas ultraprocessadas causam excesso de ingestão de calorias

e ganho de peso.

Dieta saudável é aquela inclui todos os grupos alimentares

Muitas pessoas pensam que a dieta para emagrecer é sem graça e sem sabor, o que não é verdade. Para emagrecer, não é preciso cortar alimentos do cardápio, mas sim ajustar as suas quantidades e cuidar para que cada grupo alimentar tenha seu espaço garantido no prato. Os doces e gorduras, que ficam na parte mais estreita da pirâmide alimentar, podem continuar sendo consumidos, mas em pequenas quantidades diárias, adequadas às necessidades do seu organismo. Por outro lado, a dieta para perder peso tende a exigir que se consuma mais porções diárias de frutas, verduras e legumes: as hortaliças são indispensáveis para perder peso com saúde, já que a maioria tem baixíssimo teor calórico. Já em relação aos carboidratos, que estão na parte mais abundante da pirâmide alimentar, o segredo está na escolha de boas fontes: aveia, feijão, lentilha e grão de bico são alguns exemplos que vão estar presentes também em uma dieta baixa em carboidratos.

Café da manhã saudável: refeição nunca deve ser pulada

A primeira refeição do dia quebra o jejum involuntário do período do sono. Enquanto descansamos, o organismo segue trabalhando em processos muito importantes, como a produção de hormônios e anticorpos. Daí a necessidade em começar o dia com uma refeição nutritiva, que reponha as energias e também garanta saciedade para as próximas horas. Incluir opções naturais de café da manhã, como frutas, é sempre uma boa ideia. Proteínas e fontes de fibra também são fundamentais para segurar a fome até o lanche da manhã ou o almoço. E não é preciso passar muito tempo na cozinha: misture iogurte, granola e frutas de diferentes cores em um bowl e você já tem um café da manhã saudável, saboroso e ideal para quem segue uma dieta para perder gordura corporal.

Mudanças de hábitos alimentares: ao longo do tempo, quais são os benefícios?

Emagrecer com saúde é um processo de refinamento de hábitos constante, que também pode ser muito prazeroso - principalmente quando começamos a notar os benefícios na vida prática. Além de perder peso, é comum se despedir de incômodos como cansaço, desânimo, sono, preguiça… Confira a seguir mais alguns efeitos positivos que a adoção de uma alimentação saudável pode provocar:

Adeus ao metabolismo lento

Quando você tem uma dieta para perder gordura corporal que inclui todas as refeições do dia, ajusta o consumo de proteínas de acordo com a sua necessidade e substitui temperos ultraprocessados por pimenta - hábitos alimentares bem simples de implementar - estará dando um “empurrãozinho” para acelerar seu metabolismo. A partir daí, “não consigo emagrecer” é uma frase que você não vai mais repetir. O metabolismo lento é um dos principais motivos para o aumento do percentual de gordura corporal.

Estilo de vida saudável em todas as esferas

Com uma dieta personalizada para suprir suas necessidades, o humor melhora, há mais disposição para concluir as tarefas do dia a dia e ânimo para viver a vida. Quando você atinge esse estágio, a importância da atividade física para uma vida saudável também fica mais clara: você vai sentir necessidade de ter o corpo em movimento. Seus relacionamentos também tendem a melhorar: imagina ter mais entusiasmo para contagiar as pessoas ao seu redor? Mais concentração no trabalho, sono mais reparador. Tudo isso está à espera de quem segue um plano de reeducação alimentar.

Corpo saudável: força, mobilidade e autoestima em dia

Emagrecer nem sempre é algo que está ligado a questões puramente estéticas. Um corpo saudável não precisa ser magro, mas sim um corpo capaz de fazer tarefas cotidianas sem cansaço excessivo. Agachar, esticar o corpo para pegar um objeto no alto, dançar, caminhar, correr… o excesso de peso pode atrapalhar a mobilidade a ponto de movimentos simples como esses se tornarem desafiadores. O processo de emagrecimento saudável prevê a melhora também nesses aspectos.  

Receitas fit: como tornar os pratos do dia a dia mais saudáveis com substituições inteligentes

Em muitos casos, não são as grandes mudanças na alimentação que promovem a redução do percentual de gordura corporal. Pequenos hábitos diários contribuem muito para a construção de um estilo de vida saudável que, entre muitos benefícios, também é uma forma de como emagrecer. O óleo que você utiliza no preparo das refeições, assim como a qualidade dos temperos, tem o poder de adicionar ainda mais nutrientes. Basta que você escolha os ingredientes com consciência para que toda receita que prepara seja fit. Veja a seguir algumas ideias de substituição saudável para colocar em prática na próxima vez que você for comprar comida:

Troque o supermercado pela feira: coloque em prática o conceito “descascar mais, desembalar menos” colocando a feira como prioridade. Além de hortaliças fresquinhas, em feiras livres também é possível encontrar grãos, mel e várias outras opções de produtos naturais. É um ambiente que vai te convidar a conhecer novos alimentos saudáveis! Chegando em casa, coloque as frutas, verduras e legumes em um local de destaque na geladeira - devidamente higienizados - para ter mais vontade de consumi-los, ao mesmo tempo que os produtos industrializados ficam mais escondidos. Você também pode congelar algumas porções para planejar refeições à longo prazo ou preparar um suco detox para emagrecer, por exemplo.

Azeite de oliva extravirgem no lugar do óleo de soja: esse tipo de azeite passa pela menor quantidade possível de processamento. Basicamente, são azeitonas prensadas com todos os seus antioxidantes e micronutrientes. Já o óleo de cozinha perde muito da sua composição nutricional no processo de fabricação. São muitas etapas até que diversos óleos sejam misturados e o sabor neutro seja alcançado. No final, restam praticamente apenas as gorduras poli-insaturadas ômega-6 que são, inclusive, prejudiciais à saúde cardíaca quando consumidas em excesso. São muitas calorias para poucos benefícios. 

Substitua a farinha branca por farinha integral: assim como acontece com o óleo vegetal, o processamento da farinha - que a torna branca e fininha - também remove os nutrientes do trigo. O produto final tem índice glicêmico alto: é absorvido muito rápido pelo organismo e pode provocar compulsão alimentar. Já observou que quanto mais comemos massas e biscoitos, mais temos vontade de comer? É por isso que esse alimento não cabe em uma dieta baixa em carboidratos. A farinha integral, por sua vez, é rica em fibras, que garantem a saciedade, sem falar nas vitaminas e minerais, como Zinco, Selênio, Magnésio… 

Aplicativo para emagrecer te conecta com especialistas como nutrólogo e nutricionista: emagrecer ficou muito mais fácil

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