Exercício físico

Psicologia do exercício físico e a saúde mental

Publicado em:

3/1/2024

Atualizado em:
3/1/2024
Psicologia do exercício físico e a saúde mental

A psicologia do exercício físico estuda como a atividade física afeta o bem-estar psicológico e explora as maneiras pelas quais as atitudes e comportamentos psicológicos podem influenciar a participação no exercício. Interage com a saúde mental em várias dimensões, fornecendo insights importantes sobre como o exercício pode ser usado para melhorar a saúde mental e vice-versa. Abaixo estão algumas conexões-chave entre exercício físico e saúde mental:

Alívio da depressão e ansiedade

Estudos têm demonstrado que o exercício regular pode ajudar a reduzir sintomas de depressão e ansiedade da mesma maneira que alguns medicamentos antidepressivos, sem os efeitos colaterais associados.

Controle do estresse

O exercício é um poderoso aliviador do estresse, pois promove a liberação de endorfinas, neurotransmissores que agem como analgésicos naturais e melhoradores do humor, também conhecidos como "químicos do bem-estar".

Melhoria da autoestima

O engajamento em atividades físicas pode melhorar a imagem que um indivíduo tem de si mesmo, aumentando a autoestima e a autoconfiança.

Resiliência

A atividade física pode ajudar a construir resiliência emocional e psicológica, conferindo uma sensação de domínio e controle que ajuda as pessoas a lidarem melhor com o estresse.

Qualidade do sono

O exercício pode ajudar a regular o sono, que é fundamental para a manutenção do equilíbrio emocional, o reparo cerebral e o funcionamento cognitivo.

Aumento da atenção e cognição

Pesquisas sugerem que o exercício físico pode melhorar a atenção, a memória e a função cerebral devido ao seu impacto na neuroplasticidade e no fluxo sanguíneo cerebral.

Prevenção de declínio cognitivo

Exercícios regulares, especialmente de intensidades variadas, podem desacelerar o envelhecimento cerebral e ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas.

Relações sociais

Muitas formas de exercício proporcionam oportunidades sociais e podem ajudar a construir e manter relacionamentos interpessoais.

Controle de peso

A atividade física é um importante componente do controle e gestão do peso, que por sua vez, podem afetar o bem-estar psicológico.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Newsletter Assuntos em Alta

Interação mente-corpo

Exercícios como ioga e tai chi enfatizam a consciência corporal e a meditação, que podem ter benefícios significativos para a saúde mental.

O exercício é apenas uma parte do manejo abrangente da saúde mental, devendo muitas vezes ser combinado com outros tratamentos, como terapia ou medicação. Para pessoas com condições de saúde mental, é importante procurar aconselhamento médico antes de começar um novo regime de exercícios. A medida que avançamos no entendimento sobre a psicologia do exercício, continuamos a descobrir novas maneiras pelas quais o movimento do corpo pode nutrir e restaurar a mente.

Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você