Alimentação saudável

Quais são os queijos com menos lactose?

Publicado em:

17/1/2024

Atualizado em:
17/1/2024
queijo parmesao

Queijos com menos lactose são aqueles que passaram por um processo de envelhecimento mais longo e fermentação, o que permite que as bactérias presentes no queijo quebrem grande parte da lactose.

Pessoas com intolerância à lactose muitas vezes conseguem consumir esses tipos de queijo com mais conforto.

Aqui estão alguns exemplos de queijos com baixo teor de lactose:

1. Queijo Parmesão: O parmesão é tradicionalmente envelhecido por um longo período, o que resulta em um teor muito baixo de lactose.

2. Queijo Cheddar Maduro: O cheddar que foi curado por vários meses geralmente contém rastros mínimos de lactose.

3. Queijo Suíço: Comumente envelhecido e com buracos característicos, que são na verdade o resultado da fermentação que também ajuda a reduzir o teor de lactose.

4. Queijo Provolone: É uma opção com idade suficiente para ter uma quantidade muito baixa de lactose.

5. Queijo Gouda: Freqüentemente encontrado em versões que foram envelhecidas e, portanto, contêm menos lactose.

Outros queijos curados ou duros, como Pecorino Romano, Grana Padano e alguns tipos de queijo azul, também tendem a ter baixos níveis de lactose. Além disso, queijos processados como mozzarella para pizza e alguns tipos de queijo de creme podem ter parte da lactose removida durante a fabricação.

Dicas para Pessoas com Intolerância à Lactose:

Leia os rótulos e procure a informação de lactose quando disponível. Alguns queijos poderão afirmar explicitamente "sem lactose" ou ter o teor de lactose claramente marcado.

Experimente pequenas quantidades de queijo para testar a sua tolerância antes de incluir grandes quantidades na sua dieta.

Considere que mesmo queijos com menor teor de lactose ainda podem conter proteínas do leite, como a caseína, que podem causar problemas para algumas pessoas.

Suplementos de lactase podem ajudar na digestão da lactose em queijos que contêm essa substância.

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Conclusão:

Os queijos curados e de longa maturação tendem a ter menos lactose, tornando-os mais adequados para pessoas com intolerância à lactose. No entanto, é importante manter a moderação e adequar a dieta às necessidades e respostas individuais. Em caso de intolerância à lactose comprovada ou outras sensibilidades ao leite, é sempre prudente consultar um médico ou nutricionista para orientação personalizada.

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Artigo em revisão médica
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