Alimentação saudável

Qual a quantidade máxima recomendada de sal por dia?

Publicado em:

18/1/2024

Atualizado em:
18/1/2024
colher com sal

A quantidade máxima recomendada de sal por dia pode variar dependendo da organização de saúde. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é limitar a ingestão de sódio a menos de 2 gramas por dia, o que equivale a cerca de 5 gramas de sal por dia, ou aproximadamente uma colher de chá.

O American Heart Association (AHA) recomenda ainda menos — não mais que 1.500 miligramas de sódio por dia para a maioria dos adultos, especialmente para aqueles com pressão alta ou risco de doença cardiovascular.

Consumir muito sal está associado a um risco aumentado de desenvolver pressão alta (hipertensão), que é um fator importante para doenças cardíacas e derrame. O excesso de sal também pode levar a outras condições de saúde, como insuficiência cardíaca e doença renal crônica.

Considerações Importantes:

Leia os Rótulos Alimentares: A maior parte do sal na dieta vem de alimentos processados e prontos para consumo. Ler os rótulos pode ajudar a monitorar a ingestão de sódio.

Escolha Alimentos In natura ou Minimamente Processados: Baseie a sua dieta em alimentos frescos ou minimamente processados que são naturalmente baixos em sal.

Cozinhe em Casa: Você tem mais controle sobre o conteúdo de sal dos seus alimentos quando cozinha em casa em comparação a comer fora ou consumir refeições prontas.

Use Ervas e Especiarias: Aumentar o uso de ervas frescas e especiarias pode ajudar a melhorar o sabor dos alimentos sem adicionar sal extra.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão:

Administrando cuidadosamente sua ingestão diária de sal, você pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e outras complicações de saúde relacionadas à dieta rica em sódio. Se você tem condições de saúde específicas que requerem uma ingestão de sal mais restrita, é crucial seguir as recomendações do seu médico ou de um nutricionista.

Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você