Saúde

Vinagre de maçã: é tudo isso que se ouve falar por aí?

Publicado em:

25/7/2023

Atualizado em:
25/7/2023
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O vinagre de maçã tem sido utilizado há séculos na culinária e na medicina natural como um remédio caseiro popular. Apesar de alguns estudos terem investigado seus possíveis benefícios, existem ainda poucas evidências da sua real eficácia na prática clínica.

O que há no vinagre de maçã?

O ácido acético é a principal substância ativa do vinagre, conferindo-lhe seu característico cheiro e sabor azedo. Alguns pesquisadores sugerem que esse ácido pode ser responsável pelos potenciais benefícios à saúde do vinagre de maçã. Os vinagres de maçã contêm cerca de 5-6% de ácido acético.


Além disso, o vinagre de maçã orgânico e não filtrado também contém uma substância conhecida como "mother" (mãe), que é composta por filamentos de proteínas, enzimas e bactérias benéficas, conferindo ao produto uma aparência turva. Embora algumas pessoas acreditem que a "mother" seja responsável pela maioria dos benefícios à saúde do vinagre de maçã, atualmente não há estudos que comprovem essa afirmação.


Embora o vinagre de maçã não seja rico em vitaminas ou minerais, marcas de qualidade podem conter alguns aminoácidos e antioxidantes.

“ Uso o vinagre para desinfetar alimentos, está certo?”


O vinagre pode ajudar a matar microorganismos, incluindo algumas cepas de bactérias.
As pessoas tradicionalmente usaram o vinagre para limpeza e desinfecção, tratamento de fungos nas unhas, piolhos, verrugas e infecções de ouvido, sendo que Hipócrates, considerado o pai da medicina moderna, usava vinagre para limpar feridas há mais de 2.000 anos.
O vinagre também é um conservante de alimentos. Estudos mostram que ele inibe o crescimento de bactérias como a E. coli e evita a deterioração dos alimentos.


Se você está procurando uma maneira natural de preservar seus alimentos, o vinagre de maçã pode ajudar.

Relação do vinagre de maçã com níveis de açúcar no sangue, colesterol e prevenção de doenças cardíacas

Sem dúvida, essas são as maiores polêmicas que giram em torno do vinagre de maçã atualmente.
Cada vez mais se acredita na importância da manutenção dos níveis de açúcar no sangue, em pacientes diabéticos ou não.


O diabetes tipo 2 é caracterizado por níveis elevados de açúcar no sangue causados pela resistência à insulina ou pela incapacidade de produzir insulina.


No entanto, pessoas sem diabetes também podem se beneficiar ao manter seus níveis de açúcar no sangue dentro da faixa normal, sem grandes oscilações, pois alguns pesquisadores acreditam mudanças bruscas nos valores de glicose (conhecido como “spikes”) são uma das principais causas de envelhecimento e diversas doenças crônicas.


O fato principal e que nunca deve ser tirado de vista é que a maneira mais eficaz e saudável de regular os níveis de açúcar no sangue é seguir uma dieta equilibrada com baixo teor de carboidratos refinados e açúcar.


No entanto, alguns estudos como um  ensaio clínico de 2019 e  uma revisão de ensaios clínicos de 2021,  sugerem que o consumo de vinagre de maçã pode ter efeitos benéficos no índice glicêmico e estresse oxidativo em pessoas com diabetes e dislipidemia. Porém, os próprios autores observam que os resultados devem ser interpretados com cautela, pois são necessárias avaliações mais extensas para entender melhor os possíveis benefícios do vinagre de maçã.

Com relação à perda de peso, é possível que, para algumas pessoas, o consumo de vinagre de maçã com uma refeição contendo alimentos sólidos possa aumentar a sensação de saciedade, levando a uma ingestão menor de calorias e perda de peso.
Embora alguns estudos de curto prazo sugiram esse feito, avaliações mais longas não evidenciaram essa relação entre o consumo de vinagre e supressão de apetite. 

Como sempre reforçamos aqui na Liti, simplesmente adicionar ou remover alimentos ou ingredientes isolados raramente tem um efeito perceptível no peso. A perda de peso a longo prazo é alcançada ao adotar hábitos alimentares e de estilo de vida saudáveis e favoráveis.

Falando sobre a ação do vinagre sobre o colesterol, a conclusão é a mesma. Embora algumas análises tenham demonstrado potencial benefício do consumo de vinagre de maçã nos valores de colesterol total, LDL e triglicérides, nenhum estudo com número significativo e metodologia adequada ainda foi publicado atestando esses efeitos positivos.

A conclusão

Infelizmente, há poucas pesquisas para apoiar a maioria dessas afirmações sobre os benefícios para a saúde. Embora o uso do vinagre de maçã seja seguro, é preciso ter atenção a alguns pontos: o vinagre de maçã é altamente ácido, o que pode trazer irritações se você consumir com frequência ou em grandes quantidades. Além disso, ele pode interagir com certos suplementos ou medicamentos, incluindo diuréticos e insulina, além de reduzir os níveis séricos de potássio.

Um plano alimentar adequado às suas necessidades, repleto de produtos naturais, rico em fibras, micronutrientes e antioxidantes é a base para um metabolismo saudável. Ter um estilo de vida saudável, com controle de estresse, redução do consumo de álcool e atividade física regular são fundamentais para a manutenção da sua saúde. 

Fontes:

Hadi A, Pourmasoumi M, Najafgholizadeh A, Clark CCT, Esmaillzadeh A. The effect of apple cider vinegar on lipid profiles and glycemic parameters: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. BMC Complement Med Ther. 2021 Jun 29;21(1):179. doi: 10.1186/s12906-021-03351-w. PMID: 34187442; PMCID: PMC8243436.

Gopal J, Anthonydhason V, Muthu M, Gansukh E, Jung S, Chul S, Iyyakkannu S. Authenticating apple cider vinegar's home remedy claims: antibacterial, antifungal, antiviral properties and cytotoxicity aspect. Nat Prod Res. 2019 Mar;33(6):906-910. doi: 10.1080/14786419.2017.1413567. Epub 2017 Dec 11. PMID: 29224370.

Launholt TL, Kristiansen CB, Hjorth P. Safety and side effects of apple vinegar intake and its effect on metabolic parameters and body weight: a systematic review. Eur J Nutr. 2020 Sep;59(6):2273-2289. doi: 10.1007/s00394-020-02214-3. Epub 2020 Mar 13. PMID: 32170375.

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